sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Prefeito busca melhorias para Mostardas

Prefeito foi em busca de melhorias para o Município. 


Na quinta-feira, dia 31 de outubro, o Prefeito, Alexandre Galdino, esteve participando em Porto Alegre da 3ª Marcha Gaúcha em Defesa dos Municípios, promovida pela Famurs que neste ano teve como tema "Mais recursos, Mais autonomia".
            A terceira edição da marcha contou com cerca de mil representantes sendo Prefeitos, Vice-Prefeitos e Secretários que participaram do evento para buscar junto ao governo do estado auxílios para o fechamento das contas das prefeituras. Durante o evento foi entregue ao Governador Tarso Genro um documento com 13 demandas dos municípios.
            A principal reivindicação do documento entregue ao governador durante a marcha é o repasse de um socorro emergencial de R$ 200 milhões a ser pago para os municípios ainda em dezembro de 2013. O valor corresponde à metade de uma parcela extra do ICMS das prefeituras gaúchas e serviria para amenizar a situação de crise financeira que se encontram os municípios gaúchos.
            Outra importante demanda feita pelos representantes diz respeito ao transporte escolar onde a federação municipalista cobra do estado um aumento de R$ 100 milhões em recursos. Segundo a Famurs esta verba é equivalente ao gasto anual das prefeituras com o transporte dos alunos da rede estadual de ensino.
            Também compõem a pauta municipalista da 3ª Marcha Gaúcha de Prefeitos a conclusão das obras rodoviárias, o pagamento da Consulta Popular, a aplicação de 12% do orçamento do Estado em saúde, a aceleração das licenças ambientais da Fepam, o repasse de 50% das taxas ambientais, a extensão do Passe Livre para todos estudantes de baixa renda, o fim da cadência de servidores municipais a outros Poderes, o pagamento imediato dos recursos da Assistência Social, a concessão permanente de um assento à Famurs no Conselho Estadual de Cultura, a criação de um programa de implementação do sistema trifásico no meio rural e o apoio à pauta municipalista da CNM, em especial à ampliação de 2% do FPM, e antecipação da 2ª parcela do AFM para dezembro.

            O documento agora passará por avaliação do governador e sua equipe, vamos torcer para que estes 13 itens sejam atendidos para uma melhoria em nosso município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário